Quem sou eu?



Quem sou?

Sou Susana Falhas.
 Uma alma enraizada na Beira interior...
...vivendo cada dia, em busca de um sentido mais profundo por estar aqui , e não noutro lugar qualquer...
...sentindo as pulsantes batidas e emoções no coração de Portugal...na cidade eleita como a melhor para se viver e trabalhar ...

...Viseu...Uma  terra beirã, com alma  lusitana... tão carregada de memórias, de emoções mal geridas e compreendidas...passadas de geração em geração,desde os primódios desta frágil Humanidade.

Sou  atenta à história e à cultura desta terra beirã, especialmente aquela, que foi gradualmente passada de pais para filhos oralmente, envolvidas em lendas míticas. Daí que a primeira fase da minha junventude a minha formação académica ter-se enveredado para o estudo da História e da literatura portuguesa, com o intuito de um dia vir a ser professora de jovens adolescentes.

Cheguei a concretizar esse sonho, de ser professora. depois de alguns nos nesse mundo, senti que a minha vida não passava por ali. Sentia que havia outra coisa para mim, mas não sabia qual o rumo a seguir...mas confiei e larguei.

 Um dia surgiu uma ideia luminosa: fazer uso da minha paixão pela cultura beirã , na óptica turistica. Relembrar as lendas, as memórias, as histórias, a gastronomia, as tradições das aldeias beirãs, distinguidas como Aldeias Históricas de Portugal. Algumas dessas aldeias faziam parte da minha memória infantil, em especial Marialva e Trancoso. Projecto esse que acabou por ser publicado em livro/ guia turistico... Estava feliz a fazer o que gostava. A vida parecia sorrir para mim, cheia de projetos novos  para concretizar.

Mas chegou o dia em que tudo que parecia certo deixou de o ser...pelo menos para mim..
O fatidico dia que ninguém sonha ....mas estava lá para eu viver e sentir aquela dor  do coração que parece paralizar e congelar tudo à nossa volta...um momento preciso e negro, muito negro , aparenmente sem luz no fundo do túnel...

O momento que fica para toda a vida a ressoar em eco as palavras que roubam aqueles sonhos, anos de vida e de alegria que projetamos para um filho, a extensão da nossa exitência. Palvras pronunciadas sobre a forma de um diagnóstico diagnótico que  que o meu filho mais novo tinha um diagnótico..." perturbações de espetro de Autismo...

ISTO.. virou a  vida da minha familia toda ao avesso...o espectro de autismo...

E eis que começa a partir daqui um novo caminho a trilhar, num novo mundo, com novas histórias,  e  emoções peculiares vividas numa nova conjugação do presente do indicativo.
Tinha cchegado a hora de começar a encarar a nossa vida, com os olhos postos no presente, e não no passado, nem no futuro. Só no agora.

E como isso foi tão difícil de praticar...o viver o agora...este era o meu desafio e continua a ser diariamente.Para me obrigar a seguir um caminho diferente, mas profundo e transformador..

A cada dia em que vivo o agora, torno-me numa pessoa melhor, mais consciente da vida, do mundo e de todo um universo que nos abraça, minuto a minuto.

Posso dizer que o diagnóstico foi a melhor coisa que me aconteceu .
Sinto-me honrada por ter sido escolhida para este papel desafiador, de ser mãe  de um menino com perturbações de espetro de Autismo.

Sou orgulhosa de mim mesma, por ir mais além. Depois de viver momentos difíceis, senti-me impulsionada a ir atrás da resposta  à pergunta :PORquê EU?

A resposta chegou para mim, de uma forma que nunca imaginei. Iniciando assim um processo de compreensão e de aceitação do presente que a vida trouxe para mim, atrelado a um dos meus  maiores amores desta vida. Com ele iniciou-se um despertar para quem somos, como familia.

Passaram 8 anos , depois do diagnótico.
Durante os primeiros 4 anos, fui tudo um pouco. Fui mãe, estudei tudo o que veio parar às minhas mãos sobre o espetro de autismo, procurei terapeutas com  metodologias especializadas  na área...vivi o drama  das poucas possibilidades...quase todas elas condensadas em Lisboa/ Porto... o dificil acesso aos mesmos  destinadas pais detentores de grandes carteiras...a té cheguei a transformar-me na terapeuta do próprio filho...

...Muitas lágrimas correram, muitos dramas, muita falta de compreensão...mas muito de tudo que não imaginei encontrar...mas também muitas conquistas, muitas lições aprendidas, muitas alegrias...
Enfim...Um paradoxo de emoções que deixa qualquer pai/ mãe exauta...principalmente quando carrega e leva a avante grande parte dessa responabilidade...

Ao ponto de ter esgotamento profundo...de esgotar toda aenergia disponível...

Tive que  aprender a libertar, a confiar no universo...a desligar-me de algo que se tornava obessessivo

 tornei-me massagista e terapeuta holística. Redescobri e apliquei  os conhecimentos espirituais na minha vida. Com esta vertente, cresci e aprendi a conhecerme verdadeiramente, como pessoa, que desconhecia Ser. Essa nova maneira de Ser e de Estar na vida contagiou e modificou tudo à minha volta.


E agora, senti um propósito! De partilhar a minha experiência e assim ajudar outros pais a ganharem mais conciência  pela grande dádida que a vida lhes trouxe e a olhar para a vida de uma form mais serena e madura.

É a isso a que me proponho com este blogue, que me acompanhem, questionem e encontrem aqui algumas respostas para as vossas preocupações e situações reais da vida.